SC e RS têm fornecimento de gás normalizado
Portal Terra
PORTO ALEGRE - O fornecimento de gás natural (GNV) para o Rio Grande do Sul e para Santa Catarina foi normalizado nesta tarde, segundo as empresas Sulgás e Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGás).
Na terça-feira, a Transportadora Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG) - proprietária do Gasbol - comunicou oficialmente a conclusão do processo de gaseificação do gasoduto Bolívia-Brasil no trecho de 30 Km no município de Gaspar, no Vale do Itajaí, o qual estava bloqueado desde o rompimento ocorrido no dia 23 de novembro em conseqüência das fortes chuvas em Santa Catarina. A operação foi retomada às 18h, quando o trecho até Canoas(RS) ficou pressurizado e pronto para entrega do gás.
Apesar da normalização no fornecimento de gás, alguns postos dos municípios de Blumenau e Gaspar, em Santa Catarina, ainda estavam sem o GNV nesta tarde. Algumas indústrias, que optaram pelo GLP, também estão desativando o sistema antigo para voltar a receber o gás natural. A assessoria da SCGás não quantifou o número de postos e indústiras ainda sem o produto, mas garantiu que são casos isolados.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis de Lubrificantes (Sulpetro), Adão Oliveira, afirmou que a situação nos postos em Porto Alegre e região metropolitana "já está normalizada".
- Pela manhã, deu problema em alguns compressores, mas esse tipo de manutenção é rápida. E agora está tudo normalizado - afirmou. - Estávamos muito aborrecidos porque é prejuízo para o revendedor e para o usuário. A Sulgás teve uma tremenda despesa para abastecer hospitais. Isso terminou. Agora temos de rezar para que não dê outra chuvarada - disse Oliveira.
A operação estará restrita à pressão de 50kgf/cm² até o dia 31 de janeiro, 33% abaixo da pressão normal, que é de 75kgf/cm². A restrição é necessária devido à programação de inspeção interna do gasoduto e da execução de serviços complementares na faixa de servidão, nos trechos onde ocorreram os deslizamentos.