Semana de mobilização vai propor atividades contra violência escolar
Roberta Lopes , Agência Brasil
BRASÍLIA - Propor atividades diferenciadas que tratem da cultura da paz para as escolas é o objetivo da semana de mobilização Segurança com Cidadania nas Escolas: Participe Dessa, organizada pelos ministérios da Educação e da Justiça e divulgada nesta quarta-feira. A semana, que vai de 15 a 21 de junho, irá promover nas escolas atividades como concursos, prêmios, festivais e ainda distribuirá materiais informativos.
Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, a escola tem que ser um ambiente onde a preocupação seja apenas ensinar crianças e adolescentes.
- Não podemos sobrecarregar a escola com uma tarefa para a qual ela não está preparada porque ela tem que focar seus objetivos num direito fundamental que é o direito de aprender - disse.
O ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou que a cultura da violência que hoje existe nas escolas deve ser impugnada desse espaço.
- A violência que acontece na sociedade entrou nas escolas. As escolas refletem o que ocorre no seu entorno e o que ocorre no seu entorno é uma desagregação dos padrões de convívio seguro - explicou.
As atividades da semana de mobilização serão realizadas em 1.142 escolas localizadas em áreas com altos índices de violência.