Jaques Wagner anuncia que tentará a reeleição em 2010

Por

Yala Sena, Portal Terra

TERESINA - O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), confirmou nesta quinta-feira, em Teresina, no Piauí, que tentará a reeleição em 2010, ampliando seu leque de alianças. Em 2006, Wagner foi eleito unindo nove partidos, entre eles o PMDB. No próximo ano, ele disse que tentará o apoio do PP e do PR.

- Se vou votar em Dilma? Vou. Se serei candidato? Serei. Sou candidato a reeleição a governador e quero ampliar o leque de apoios - afirmou ele ao sair do encontro de governadores e ex-governadores do PT, realizado neste feriado na capital do Piauí.

Jaques Wagner, que lidera pesquisa para a sucessão estadual, variando de 36% a 38% das intenções de voto, segundo o Datafolha, disse acreditar ainda que o PMDB manterá o apoio a sua candidatura.

- Creio que vamos ampliar com o PP, que pode vir dar nos dar apoio, e o PR. As alianças tradicionais estão mantidas e, mesmo o PMDB que o pessoal fala, não haverá problema - disse ele.

Jacques Wagner foi ao Piauí participar do debate sobre as experiências do PT nos governos estaduais. Participam do evento os governadores Binho Alves (Acre), Ana Júlia Carepa (Pará), Wellington Dias (Piauí), além dos ex-governadores Olívio Dutra (RS), Jorge Viana (Acre) e o senador Cristovam Buarque (PDT). Do evento será publicado um livro e um DVD sobre os avanços e as falhas do partido em suas administrações.

Na reunião, os governadores do PT se posicionaram a favor da candidatura do governador Wellington Dias (Piauí) ao Senado Federal. No entanto o secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República, Alexandre Padilha, que abriu o evento, disse que a orientação do Diretório Nacional do partido é que os governadores eleitos pelo PT tentarão o segundo mandato nas eleições do próximo ano.