Prefeitura de SP reduz repasse para coleta de lixo em 10%

Por

Portal Terra

SÃO PAULO - A prefeitura de São Paulo fez uma reunião na sexta-feira passada com as concessionárias responsáveis pela coleta de lixo da cidade - Loga e Ecourbis - e comunicou a redução de 10% no repasse de verbas para a área a partir do final do mês. Os empresários afirmam que haverá redução nos serviços. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Segundo o jornal, pessoas que participaram da reunião relataram que a justificativa do secretário municipal de Serviços, Alexandre de Moraes, é de que a prefeitura passa por sérios problemas de arrecadação.

A assessoria de imprensa do prefeito Gilberto Kassab (DEM) confirmou a reunião ao jornal e disse que a redução não é exatamente de 10%. Além disso, os assessores afirmaram que haverá um "replanejamento do trabalho para que a sua qualidade não caia".

A Folha afirma também que, com a redução, a verba para a coleta fica em R$ 903 milhões - mesmo valor gasto em 2008. Contudo, de acordo com a reportagem, os recursos do Orçamento para a área são de R$ 765,6 milhões, o que levaria a prefeitura a tirar dinheiro de outras áreas.

Uma lei que obriga a coleta seletiva de lixo em shoppings centers, edifícios comerciais, indústrias e outros empreendimentos de São Paulo foi publicada no Diário Oficial da Cidade no último sábado. Segundo a Folha, a lei obriga as empresas com mais de 200 l diários de lixo e os condomínios mistos ou não residenciais com mais de 1000 l diários a fazer a separação.