Ventos chegam a 90 km/h no Sul e Sudeste do país
Portal Terra
SÃO PAULO - Ventos de até 90 km/h provocados pela chegada de uma frente fria foram observados nesta segunda-feira na costa do Sul e Sudeste do Brasil. Segundo a agência meteorológica Climatempo, um ciclone extratropical que está em formação ao longo da costa da Argentina e do Uruguai, também contribuiu para a ocorrência de fortes rajadas.
Em Marambaia e Paraty, no litoral do Rio de Janeiro, os ventos chegaram a quase 90 km/h por volta das 19h. Na capital do estado, as rajadas ultrapassaram a casa dos 70 km/h no Forte de Copacabana, na Zona Sul. Já no Aeroporto Santos Dumont, foram registrados ventos de até 48 km/h, segundo dados das estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Por volta das 15h, na estação da Ilha da Moela, no Guarujá, litoral sul de São Paulo, a estação meteorológica registrou uma rajada de 73 km/h.
Costa Sul
Segundo a Climatempo, na costa sul do Brasil, as rajadas estiveram fortes e constantes durante todo o dia, variando de 50 km/h a 70 km/h, em média. O Inmet registrou ventos até 82 km/h em Araranguá, em Santa Catarina. Na região de Laguna (SC), durante toda a tarde a média das rajadas era de 68 km/h.
No litoral gaúcho, os fortes ventos estiveram constantes durante todo dia, e chegaram a 61 km/h em Mostardas. No Chuí, os ventos chegaram a soprar a 68 km/h.
Segundo a agência, a ventania persiste na costa Sul e Sudeste do Brasil nas próximas 48 horas, perdendo força só na tarde de quarta-feira. Até lá, rajadas entre 60 e 80 km/h ainda poderão ser observadas entre o Rio Grande do Sul e o Espírito Santo.
O mar começa a ficar muito agitado a partir desta terça-feira. Grandes ondas vão sendo geradas em alto-mar e devem chegar às praias do Sul e do Sudeste nos próximos dias. Segundo a Climatmepo, o risco de ressaca é alto, especialmente entre quinta e sexta-feira.