Rebelião na Fundação Casa de Campinas termina após 4 horas

Por

Portal Terra

CAMPINAS - A rebelião na unidade de Campinas (SP) da Fundação Casa acabou, por volta das 18h50 desta terça-feira, depois de quatro horas de negociações. Três professoras, que ficaram reféns sob a mira de canivetes e barras de ferro foram soltas. A Polícia Militar ainda monitora o local para evitar fugas.

A rebelião começou após uma tentativa fracassada de fuga. Os adolescentes então colocaram fogos nos colchões e fizeram sete funcionários reféns. Após pouco tempo, os quatro primeiros funcionários foram libertados. Após negociações, os outros três professores foram liberados.

Seis jovens que ficaram levemente feridos foram atendidos pelo Samu. Policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) entraram na unidade para revistar os adolescentes.

Conhecido como Internato Jequitibá, o local abriga adolescentes que já foram avaliados pela Justiça e que devem ficar em reclusão por até três anos. São 71 internos e 13 funcionários. A última confusão na ocorrida na unidade foi em maio de 2008, quando ainda era chamada de Unidade de Internação Provisória (UIP). Na ocasião, 15 jovens agrediram dois agentes penitenciários e sete conseguiram fugir pulando o muro da unidade.