Senadores têm 15 dias para opinar sobre reforma administrativa
Portal Terra
BRASÍLIA - O Conselho Administrativo do Senado apresentou nesta quinta-feira aos integrantes da Mesa Diretora sua proposta final de reforma administrativa com o objetivo de enxugar a estrutura da Casa. Os detalhes da reforma - feita com base em estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV) e que a princípio tinha o objetivo de reduzir em 40% as despesas - não foram informados para a imprensa. Sabe-se, no entanto, que o estudo será encaminhado a todos os senadores que terão o prazo de 15 dias para dar sugestões para o projeto.
Depois do prazo, a proposta deverá ser levada a Plenário e precisará ser submetida à votação para passar a valer. O estudo inicial da FGV previa cortes em cargos comissionados e terceirizados e, por esta razão, não foi bem recebido por senadores e servidores da Casa. De qualquer forma, este projeto da FGV serviu apenas como base para que a própria administração da Casa elaborasse sua própria proposta.
A informação que circula nos bastidores é de que a diretoria do Senado estaria enfrentando dificuldades para colocar as mudanças em prática por causa desta resistência, mas hoje foi apresentada a proposta final de reforma.
A Secretaria de Comunicação informou que os detalhes da reforma só serão conhecidos após um discurso que o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), fará na tarde desta quinta-feira no Plenário do Senado.