São Paulo tem a madrugada mais quente deste verão

Por

Portal Terra

SÃO PAULO - A cidade de São Paulo registrou nesta segunda-feira a madrugada mais quente desde o início do verão, que começou oficialmente no dia 21 de dezembro de 2009. De acordo com a Climatempo, ao amanhecer, a temperatura mínima registrada no Mirante de Santana, na Zona Norte da cidade de São Paulo, foi de 23,2ºC. Esta foi a temperatura mais alta registrada ao amanhecer desde o dia 15 de novembro, de 23,5ºC.

Segundo a Climatempo, o excesso de calor se deve à presença de uma massa de ar quente e úmido e também pela ausência de ar polar há vários dias, que influenciam não somente a capital de São Paulo, mas quase todo o país.

A última vez que os ventos frios polares chegaram com alguma força sobre São Paulo foi na virada para 2010, quando a passagem de uma frente fria trouxe a chuva para a noite de Ano-Novo. O efeito do ar polar foi sentido durante todo o dia primeiro de janeiro. No Mirante de Santana, a temperatura mínima foi de 19ºC e a máxima nem passou dos 24ºC.

Como é comum nesta época do ano, a sensação de abafamento tem sido grande em todo o país nos últimos dias. A razão para este abafamento são as massas polares, vindas da Antártica, que têm chegado muito fracas sobre a Argentina e também ao extremo sul do Brasil.

Conforme a Climatempo, o ar polar provoca uma diminuição do calor ao se misturar com o ar quente. Sem a presença do ar polar, a temperatura chega a diminuir nos momentos de chuva, mas a sensação de calor volta quando a chuva para.

Nesta terça-feira, uma nova frente fria avança sobre o Sul do Brasil e chega ao litoral paulista durante a quarta-feira. Além de aumentar o risco de temporais, esta frente fria deve trazer uma massa polar moderada para aliviar o calor em parte do centro-sul do Brasil. Com isso, a semana, que começou abafada, deve terminar com noites de temperaturas mais agradáveis.