Detentos do RS e de SP iniciam Enem nesta quarta-feira

Por

Portal Terra

RIO GRANDE DO SUL E SÃO PAULO - Cerca de 210 detentos iniciam a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009 nesta quarta-feira. Eles teriam realizado a prova junto com os 12 mil presidiários inscritos para a semana passada, mas acabaram temporariamente excluídos do exame em razão de uma falha no sistema de inscrição.

A segunda rodada do Enem para detentos ocorrerá em dois Estados. No Rio Grande do Sul, 181 realizam a prova em 14 unidades prisionais. Em São Paulo, cerca de 30 detentos de 8 unidades da Fundação Casa (antiga Febem) receberão os fiscais para realizar as provas.

Na quarta-feira, dia 13, serão aplicadas, das 13h às 17h30, as provas de ciências naturais e ciências humanas. Na quinta-feira, 14, as provas começarão no mesmo horário, às 13h, mas terminarão uma hora mais tarde, às 18h30, e vão testar os conhecimentos em linguagens, códigos, redação e matemática.

Os detentos receberão o resultado até o dia 5 de fevereiro, como todos os outros participantes do Enem, aplicado em dezembro de 2009.

Falha na inscrição adia prova

Segundo o Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela organização de exames educacionais nacionais, a falha ocorreu devido a um problema de comunicação entre os presídios e o Inep. Em 2009, a inscrição para o Enem era feita somente pela internet e tinha como base o número do CPF. Como nem todos os presídios podiam fornecer essa estrutura a todos os detentos, abriu-se o precedente de realizar, em alguns casos, a inscrição por papel.

Foram algumas dessas inscrições que não chegaram até o Inep, que, consequentemente, não enviou provas e equipes para unidades que estavam preparadas para receber o exame. Alguns presidiários estariam inclusive sentados e prontos para iniciar o exame, à espera dos cadernos que não chegaram.