MP denuncia comandante de barco que afundou e matou 14 no PA
Portal Terra
BELÉM - O Ministério Público em Monte Alegre (PA) denunciou o comandante do barco Almirante Barroso, Raimundo Duarte Maciel, pelos crimes de homicídio e tentativa de homicídio. No dia 21 de dezembro, o barco naufragou próximo a Monte Alegre quando retornava para Santarém com mais de 100 pessoas a bordo. Quatorze morreram e uma continua desaparecida.
O comandante foi enquadrado no crime de homicídio doloso, na modalidade dolo eventual, ou seja, quando o autor pratica o ato e assume o risco de produzir morte. De acordo com o inquérito policial, a embarcação estava com grande número de passageiros e cargas, além de navegar muito próxima ao barranco.
Embora tenha negado excesso de passageiros, o comandante admitiu, segundo o MP, que as pessoas dividiam espaço com cargas no convés inferior do barco. De acordo com dados fornecidos pela Capitania dos Portos ao Ministério, os bancos de areia que existem na região de Nazarezinho são indicados nas cartas náuticas da Marinha, "reforçando, assim, que independentemente de prévio aviso dos passageiros, deveria o comandante do barco ter se afastado da margem".