Sobe para 4 mil o nº de pessoas afetadas pela chuva no PR

Por

Portal Terra

DA REDAÇÃO - A Defesa Civil do Paraná informou, na manhã deste domingo, que subiu para 4.041 o número de pessoas afetadas pela chuva que atingiu o Estado na sexta-feira. De acordo com o balanço atualizado, até agora foram 1.106 desabrigados e 748 desalojados nos 14 municípios que sofreram com a chuva. Três pessoas estão desaparecidas, 17 ficaram feridas e três morreram.

A situação mais grave foi registrada na região norte do Estado. O município de Sengés, na divisa com São Paulo, estava incomunicável por terra e sem comunicação convencional (telefones e rádio).

A Defesa Civil instalou uma base de operações em Jaguariaíva para poder atuar em Sengés. Duas aeronaves do governo do Paraná fazem a ponte aérea entre Sengés e Jaguariaíva.

As equipes confirmaram a morte de três pessoas que, a princípio, seriam da mesma família e estariam numa casa que fora arrastada pela força da água. Os corpos não foram identificados. Ainda há pessoas desaparecidas.

A prefeitura de Arapoti informou que o município estava com 11 casas alagadas e três pessoas desabrigadas. São José da Bela Vista repassou que 150 pessoas ficaram desalojadas, 30 casas foram atingidas e diversas pontes estavam destruídas.

Os municípios que até o momento informaram problemas com as chuvas foram São José da Boa Vista, Almirante Tamandaré, Jaguariaíva, Campo Largo, Campo Magro, Sengés, Arapoti, Ibaiti, Pinhalão, Sapopema, Tomazina, Colombo, Campina Grande do Sul e Ibiporã.

O município de Pinhais enfrentou problemas com o aumento do nível das águas dos rios Palmital e Iraí. Algumas pessoas precisaram deixar suas casas. Neste domingo, porém, os rios voltaram a níveis próximos do normal e as pessoas puderam voltar para suas casas, com exceção de uma família que permanece desabrigada.