Governo pode financiar piscinões em SP para conter enchentes

Por

Portal Terra

BRASÍLIA - A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou nesta quinta-feira que, se o governo federal for procurado, pode garantir recursos adicionais para a construção dos chamados piscinões a fim de conter as frequentes enchentes em São Paulo.

Pré-candidata à presidência da República pelo PT e provável adversária do governador José Serra (PSDB) na corrida presidencial, a ministra destacou que a etapa 2 do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a ser lançada até o final de março, deverá contemplar empreendimentos de drenagem, uma forma de combater os alagamentos em metrópoles.

- O governo está absolutamente pronto para entrar com recursos no sentido de assegurar obras que garantam mais piscinões, que cumpra os piscinões que estavam previstos em programas anteriores (...) e que eu saiba não foram executados. Sendo necessários novos piscinões, (vamos) participar deles, também deste esforço. Nós temos clareza de que também no PAC 2 uma das linhas de investimento mais fortes é a questão da drenagem no Brasil - disse a ministra.

De acordo com a chefe da Casa Civil, o governo federal já destinou R$ 1,1 bilhão em junho ao governo de São Paulo para enfrentar as cheias.