Regiões Sul e Centro-Oeste batem novos recordes de calor
Portal Terra
SÃO PAULO - Porto Alegre, Curitiba e Goiânia foram as cidades que registraram as maiores temperaturas do país na quarta-feira. De acordo com a Climatempo, em Porto Alegre, a temperatura chegou aos 38,5ºC, sendo o quinto dia consecutivo de maior calor em 2010. Em Curitiba a máxima foi de 32,9ºC, o maior valor para fevereiro desde 1975. Já Goiânia atingiu 35,3ºC, recorde pelo segundo dia seguido.
São Paulo também sofreu com o calor. No período da tarde, a temperatura chegou a registrar 33,2°C. O superaquecimento permitiu o crescimento de nuvens, que voltaram a provocar temporais e enchentes na cidade. Somente entre as 17h e 19h, foram registrados 83 mm de chuva. No total, a capital paulista registrou 90 mm de chuva na quarta-feira.
Segundo a Climatempo, a onda de calor não é resultado do aquecimento global, mas sim uma combinação de condições meteorológicas, fatores locais como relevo e o efeito de ilha de calor em grandes centros urbanos. Com isso, o calor deve permanecer até segunda-feira, mantendo as temperaturas altas na maior parte do país. Há possibilidade de pancadas de chuva isoladas.