Calor de 38°C segue no Sul do País; entenda sensação térmica
Hermano Freitas, Portal Terra
SÃO PAULO - O instituto de meteorologia Climatempo informou que a massa de ar quente que prevalece no Sul do País segue parada e fez com que a região da capital gaúcha voltasse a registrar neste domingo temperaturas em torno de 38°C. A sensação térmica, no entanto, pode ter chegado em alguns locais 47°C ou até 48°C.
O clínico e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Paulo Olzon, afirma que a sensação térmica de quem está em uma metrópole muito quente e com ar estagnado pode ser pior do que a de estar em um deserto. Isto acontece porque a umidade relativa do ar e a ausência de ventos impedem a dispersão da camada de calor em volta do corpo.
"Quando o calor supera a temperatura do corpo e não há circulação de ar, a dispersão desta camada de calor ao redor das pessoas é mais difícil", diz o médico. O mesmo ocorre quando o clima é frio. O vento pode proporcionar uma sensação térmica menor que a baixa temperatura real.
O calor extremo no Sul só deve dar uma trégua na segunda-feira, quando a frente fria finalmente consegue penetrar o ar quente e seco. Mas que o portoalegrense não espere mudanças muito sensíveis. "Cai uns três graus, já é um refresco", disse o meteorologista André Madeira.