Disputa eleitoral pela internet chega ao Mato Grosso do Sul
Ítalo Milhomem, Portal Terra
CAMPO GRANDE - A eleição deste ano em Mato Grosso do Sul será a primeira a ser potencializada pela web. Os dois principais grupos políticos do Estado, liderados pelo PMDB, do atual governador André Puccinelli, e o PT, do ex-governador José Orcírio Miranda dos Santos, já começaram a batalha virtual.
Quem saiu na frente na disputa de eleitores na rede mundial de computadores foi o grupo do ex-governador petista, que lançou no início do mês passado seu blog: Zeca do PT. O espaço virtual é composto por sua biografia, propostas, além de estar relacionado a várias redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter, Youtube e Flickr.
Durante o lançamento foi realizada uma oficina para "militantes virtuais" que produzirão parte dos conteúdos postados nas redes sociais. O curso foi dado pelo ex-diretor da Campus Party, Marcelo Brando, que atualmente atua como assessor de mídias sociais da campanha da pré-candidata à presidência da República pelo PT, Dilma Rousseff.
Já no blog do governador André Puccinelli, lançado a pouco mais de duas semanas, há informações pessoais, o percurso político, galerias de fotos e vídeos e um espaço interativo intitulado "Pergunte ao André".
Embates virtuais
André ainda não tem perfil oficial nas redes sociais como Orkut, mas acumula 11 comunidades favoráveis ao seu governo ou reeleição como: "André presidente" ou "O André é o cara", que somam mais de dois mil participantes. Já as comunidades contrárias ao governador são somente duas: "Fora André Puccinelli" e "Eu odeio o governador André Puccinelli" que juntas tem 111 integrantes.
Zeca do PT tem um perfil oficial no Orkut que foi lançado pouco antes do blog, onde ele posta informações sobre o dia a dia, atualiza fotos e vídeos. Em sua rede de relacionamentos já tem 804 simpatizantes. O ex-governador tem quatro comunidades negativas, como "Zeca afundou o MS" e outras 12 com mensagens positivas sobre seu governador passado ou de apoio a esta nova eleição com "Zeca do PT de novo pelo povo".
Mesmo sem ter uma conta no Twitter, André conta com apoio perfis de guerrilha, utilizados para criticar opositores e ressaltar o governo. O perfil no Twitter do ex-governador Zeca do PT tem 2.036 seguidores além de contar com outros perfis de apoio.