Nova frente fria chega ao Sul do país e sol predomina no Sudeste
Portal Terra
SÃO PAULO - Uma nova frente fria avança para o Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira, e deixa o tempo carregado no estado. No restante do Sul, em grande parte do Sudeste e em todo o Centro-Oeste o ar seco predomina e deixa o céu com poucas nuvens, segundo a Climatempo.
No leste nordestino, o vento úmido e persistente que chega do mar ainda deixa o tempo instável na região. Nuvens carregadas se formaram na região de Teresina nesta madrugada e provocaram chuva. No norte da região Norte, nuvens tropicais provocam pancadas de chuva.
Na região Norte, o ar seco e quente predomina em grande parte do sul da região, impedindo a ocorrência de chuva. O sol aparece forte em quase todos os Estados. As pancadas de chuva ocorrem principalmente a partir da tarde no norte do Amazonas e do Pará. Roraima e o Amapá têm muitas nuvens e chuva de moderada intensidade. À tarde, a umidade relativa do ar pode chegar a 20% no Tocantins.
Na região Centro-Oeste, o ar seco persiste. A baixa umidade do ar inibe a formação de nuvens. Não há condições de chuva e sol fica forte o dia todo. A tarde é quente e muito seca. Os níveis de umidade podem voltar para valores de alerta, ficando abaixo dos 20%, muito prejudicial à saúde.
Na região Sudeste, uma frente fria avança para o litoral da Bahia, mas o dia fica chuvoso no Espírito Santo, inclusive em Vitória e no Vale do Rio Doce em Minas Gerais. No leste de São Paulo, o dia amanhece com nevoeiro e o sol aparece antes do fim da manhã. No Vale do Jequitinhonha, o céu fica com muitas nuvens e ocorrem períodos com chuva fraca. As outras áreas do Sudeste continuam com muito sol e sem chuva.
Na região Nordeste, uma frente fria provoca aumento de nuvens sobre o sul da Bahia, onde a temperatura cai e ocorrem várias pancadas de chuva. No Recôncavo baiano e na Chapada Diamantina, o sol aparece e chove a qualquer hora do dia. No Sergipe, em Alagoas e no litoral, na zona da mata e no agreste entre o Rio Grande do Norte e Pernambuco, o sol aparece e chove de forma passageira. No litoral e no norte do Maranhão, do Piauí e do Ceará, o sol aparece e chove rápido. Não chove nas outras áreas.
Na região Sul, a massa polar enfraquece e a temperatura sobe em toda a Região. Não há mais condições para geada, mas muitas estradas e aeroportos podem amanhecer com má visibilidade, por conta de nevoeiro. O sol predomina no decorrer do dia e o frio à tarde já não é tão intenso. Mas, uma nova frente fria se aproxima do Rio Grande do Sul e provoca chuva a qualquer hora no sul do Estado. Em Porto Alegre e no centro-oeste gaúcho o sol aparece e chove a qualquer hora do dia.