Lula chega ao Brasil e desiste de visitar Alencar
Tatiana Damasceno, Portal Terra
BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou por volta de 19h30 deste sábado, em São Paulo, no aeroporto de Congonhas, e desistiu de visitar o vice José Alencar no hospital Sírio-Libanês.
Segundo a assessoria do presidente, Lula falou com Alencar de Angola para saber de sua saúde. Ao desembarcar no Brasil, o presidente decidiu seguir direto para sua residência em São Bernardo e poderá visitar seu vice no domingo, caso seja permitido pelos médicos.
José Alencar está internado desde quinta-feira, quando teve uma crise hipertensiva. O hospital divulgou que o vice-presidente irá passar por um cateterismo amanhã, a suspeita dos médicos é que ele tenha tido uma isquemia no coração.
Em maio, Alencar esteve internado por dois dias após apresentar anemia e congestão pulmonar. Pelo tratamento do câncer, doença que combate desde 1997, ele já foi submetido a 15 cirurgias.
Os primeiros tumores foram encontrados num check-up e afetavam o rim direito e o estômago. Foram retirados ainda em 1997. Em 2000, uma nova cirurgia retirou um tumor da próstata. Depois, ele removeu nódulos do abdome e teve diagnosticado câncer no intestino.
Em janeiro de 2009, ele enfrentou cerca de 17 horas de operação para a retirada de nove tumores na região abdominal. Na mesma cirurgia, os médicos retiraram parte do intestino delgado, outra do intestino grosso e uma porção do ureter, canal que liga o rim à bexiga. Alencar chegou a ficar internado 22 dias após a operação. Desde então, tem feito tratamento por meio de quimioterapia e os tumores, segundo a equipe médica que o acompanha, apresentaram redução.