Frente fria se intensifica sobre o Rio Grande do Sul

Por

Portal Terra

SÃO PAULO - Uma frente fria se intensificou na madrugada desta segunda-feira no Rio Grande do Sul e já provocou muita chuva com força maior no sul e no oeste da região. Segundo a Climatempo, essa massa de ar polar se move lentamente e só deve chegar ao Sudeste na quarta-feira.

O Nordeste do país continua a receber nuvens que chegam do mar e chove no litoral, no sul da Bahia, no norte do Maranhão e entre Rio Grande do Norte e Sergipe.

Sul

O dia começa chuvoso, mas a partir da tarde a instabilidade diminui no sul gaúcho. Nas demais áreas do Rio Grande do Sul, no sul e no oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná, o céu fica com muitas nuvens, a temperatura diminui e chove e venta forte com raios a qualquer hora. Nas demais áreas catarinenses e parte do Paraná, o tempo não fica completamente fechado, o sol aparece fraco e chove a qualquer hora. Sol e chuva nas demais áreas do Paraná, inclusive na capital.

Nordeste

As áreas de nuvens que avançam do mar provocam chuva de até moderada intensidade no litoral e leste entre o Rio Grande do Norte e o Sergipe, no norte do Maranhão e no sul da Bahia. No leste da Bahia e no centro-norte do Maranhão, do Piauí e do Ceará, o sol aparece e ocorrem pancadas isoladas de chuva. Nas demais áreas da Região, o tempo segue quente e seco.

Centro-Oeste

As áreas de instabilidade associadas com uma frente fria conseguem aumentar a nebulosidade sobre o sul e o oeste de Mato Grosso do Sul e oeste de Mato Grosso. No sul de Mato Grosso do Sul, o sol aparece fraco entre muitas nuvens e chove a qualquer hora. O sol aparece o dia todo e não chove em Goiás, no Distrito Federal, no norte de Mato Grosso e no centro-leste de Mato Grosso. Nas demais áreas de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, o sol aparece e chove a partir da tarde.

Sudeste

No sul e no oeste de São Paulo, o sol aparece e chove a partir da tarde com a chegada de uma nova frente fria. O dia começa com muitas nuvens no leste paulista, Mineiro e no Rio de Janeiro, mas o sol aparece e não chove. No norte e no litoral do Espírito Santo, áreas de instabilidade que vem do mar provocam chuva a qualquer hora que intercalam com aberturas de sol entre nuvens. Nas demais áreas da Região, o sol aparece na maior parte do dia e não chove.

Norte

O ar seco perde força sobre o Norte do Brasil. Áreas de instabilidade deixam o tempo instável, com muitas nuvens, breves aberturas de sol e chuva a qualquer hora do dia em Roraima, no Amapá e no norte do Amazonas e do Pará. O ar seco predomina e não chove no Tocantins e no sudeste do Pará. Nas demais áreas da Região, o ar quente e úmido predomina. O sol aparece, mas chove principalmente a partir da tarde.