DF: presidente da Câmara tem registro de candidatura negado

Por

Claudia Andrade, Portal Terra

BRASÍLIA - Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, o deputado distrital Wilson Lima (PR) teve seu pedido de registro de candidatura negado nesta terça-feira (27) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ele pretendia se candidatar à reeleição.

A ação de impugnação foi apresentada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) sob o argumento de que o político não se desvinculou do cargo no prazo mínimo de seis meses antes do pleito.

Wilson Lima ocupou o cargo de governador do DF, após a prisão de José Roberto Arruda e a renúncia do vice-governador Paulo Octávio, citados no inquérito que investiga um suposto esquema de pagamento de propina no governo distrital.

Segundo na linha sucessória, por presidir a Câmara Distrital, Lima comandou o executivo entre o final de fevereiro e o final de abril, quando foram realizadas eleições indiretas para governador. Ele concorreu ao mandato 'tampão', válido até dezembro deste ano, mas foi vencido pelo peemedebista Rogério Rosso, que ocupa atualmente a função.

O julgamento da impugnação teve início ontem, mas foi interrompido por um pedido de vista. O relator da ação, juiz Luciano Vasconcellos, citou o artigo 14 da Constituição, que estabelece o prazo para desincompatibilização e acrescentou a necessidade de "equilíbrio" na disputa, o que ficaria comprometido por alguém que ocupa o cargo de governador.