Porta-voz diz que Lula não comentará declarações de Uribe

Por Tatiana Damasceno, Portal Terra BRASÍLIA

Tatiana Damasceno, Portal Terra

BRASÍLIA - O porta-voz da presidência, Marcelo Baumbach, afirmou nesta quinta-feira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não fará comentários sobre as críticas do governo colombiano a respeito das declarações de Lula sobre a Venezuela.

"O presidente já tomou conhecimento dessas declarações e não considera apropriado que se responda a esse comunicado. O presidente acredita que a estabilidade na relação entre esses dois países é fundamental para a integração regional", disse o porta-voz.

O gabinete do presidente colombiano, Alvaro Uribe, emitiu nota criticando os comentários de Lula sobre o conflito com a Venezuela. "Deploramos que Lula, com quem temos as melhores relações, tenha se referido à crise como um caso pessoal e ignore a ameaça que representa a presença de guerrilheiros das Farc na Venezuela", diz a nota.

Lula afirmou após almoço com o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, na quarta-feira, que não via nenhum conflito entre Venezuela e Colômbia. Ele afirmou que irá conversar pessoalmente com os presidentes dos dois países para resolver as desavenças.

"Eu ainda não vi conflito. Eu vi um conflito verbal, que é o que nós ouvimos mais por aqui na América Latina. Eu pretendo conversar muito com o Chávez, muito com o Santos, porque eu acho que o tempo é de paz e não de guerra", disse.

Segundo Baumbach, Lula acredita que a reunião que ocorre nesta quinta entre os chanceleres sul-americanos, na cúpula da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), tem "boas chances" de contribuir para o diálogo entre os países.