Entra em vigor proibição de celulares em bancos de Salvador
SALVADOR - A proibição do uso de celulares dentro de agências bancárias na cidade de Salvador (BA) passou a vigorar a partir desta quarta-feira, com a publicação da medida no Diário Oficial do Município. O uso desses aparelhos já havia sido proibido na cidade de Curitiba (PR), desde o dia 15 deste mês.
A lei número 7.850/2010 proíbe o uso de celulares, rádios amadores ou aparelhos semelhantes no interior das agências bancárias na capital baiana, para evitar o crime conhecido como saidinha bancária, em que clientes são abordados depois de realizar saques.
Os aparelhos não poderão ser usados no setor de pagamento e recebimento, alem das áreas destinadas ao autoatendimento. As agências deverão afixar placas ou cartazes em locais de ampla visibilidade, com informações sobre a proibição.
Caso não cumpram a determinação, as agências podem pagar multa de 100 salários mínimos (aproximadamente R$ 51 mil). Em caso de reincidência, a multa será dobrada e uma terceira infração implicará na perda do alvará de funcionamento.
A fiscalização será feita pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp), em ações de rotina, operações especiais e obrigatoriamente por denúncia.