Dilma criará apenas um ministério, diz presidente do PT
Brasília - A presidente eleita Dilma Rousseff (PT) deverá criar apenas um ministério, o da Micro e Pequena Empresa, quando assumir o governo. A indicação foi feita nesta quinta-feira pelo presidente do PT, José Eduardo Dutra.
Ao ser questionado sobre a criação de novos ministérios para acomodar os partidos da base aliada, Dutra disse que não há essa intenção por parte da futura presidente.
"Essa não é a intenção da presidente eleita. Ela vai criar o Ministério das Micro e Pequena Empresas, como anunciado durante a campanha, mas não é em função de acomodação, foi uma necessidade identificada durante a campanha", afirmou.
Dutra não quis adiantar possíveis nomes para ocupar a pasta, nem confirmar a permanência de Guido Mantega à frente da Fazenda. Limitou-se a dizer que será uma formação "plural", como ocorreu no governo Luiz Inácio Lula da Silva.
Reunião pela manhã
Dilma Rousseff se reuniu nesta quinta-feira (18) com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, por cerca de duas horas e meia. O encontro aconteceu na Granja do Torto, onde Dilma está morando neste período de transição de governo. Mantega deixou a residência sem falar com a imprensa.
Posse
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirmou nesta quinta-feira que a cerimônia de posse da presidente eleita Dilma Rousseff deverá ter início entre 16h e 17h do dia 1º de janeiro de 2011.
Segundo Sarney, a hora exata ainda depende de entendimentos entre ele e Dilma. "Ainda não há acerto, há uma tentativa (de agendamento) entre 16h ou 17h", disse. As informações são da Agência Senado.
O evento deve ocorrer à tarde para permitir que os governadores eleitos tomem posse antes de se deslocarem para assistir à cerimônia em Brasília. A solenidade reunirá, de acordo com os organizadores, cerca de 1,7 mil pessoas. A presidente eleita chegará ao Congresso pela Esplanada dos Ministérios, a bordo do Rolls Royce presidencial.
Os organizadores do evento consideram conveniente que a posse, no Plenário do Congresso, se dê às 16h, a fim de que a eleita tenha tempo de chegar, ainda à luz do dia, ao parlatório do Palácio do Planalto, de onde ela, já portando a faixa presidencial, acenará para a multidão.
Com Portal Terra