Quinta terá tempo carregado entre São Paulo e o sul da Amazônia

Por

SÃO PAULO - Uma grande massa de ar seco e quente dificulta a formação de nebulosidade no norte do Rio de Janeiro, no Espírito Santo, no leste e nordeste de Minas Gerais e em grande parte da Bahia e do sertão nordestino, de acordo com informações da Climatempo.

A presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul forma uma extensa faixa de nuvens carregadas entre São Paulo e o sul da Amazônia. A presença de um sistema de baixa pressão no mar concentra nuvens de chuva entre o nordeste do Rio Grande do Sul e o leste do Paraná.

 

Sudeste

Até acontecem alguns breves períodos de sol, mas a chuva cai a qualquer momento, podendo ser forte sobre a maior parte de São Paulo. No norte do Rio de Janeiro, no Espírito Santo, no norte mineiro e nos vales dos rios Doce e Jequitinhonha, o ar seco deixa o tempo firme e ensolarado. Nas demais áreas de Minas e do Rio e nas regiões paulistas de Franca e de Ribeirão Preto teremos um dia com várias horas de sol forte, mas a chuva volta a ocorrer a partir da tarde, de forma rápida.

 

Centro-Oeste

O tempo úmido e abafado ainda predomina no Centro-Oeste. O sol aparece forte no Distrito Federal, no sul de Mato Grosso do Sul e no centro-norte de Goiás, inclusive na região de Goiânia e chove só a partir da tarde. As demais áreas da Região terão muitas nuvens, períodos de sol e várias pancadas de chuva no decorrer do dia. Há risco de chuva forte principalmente entre a tarde e a noite.

 

Sul

O predomínio é de tempo quente e úmido sobre a maior parte da Região. O sol aparece entre muitas nuvens e as pancadas de chuva acontecem a qualquer hora do dia nas áreas do Rio Grande do Sul que fazem fronteira com o Uruguai e no norte e no centro-leste do Paraná. Nas demais áreas paranaenses e gaúchas e em Santa Catarina, o sol brilha forte, as nuvens aumentam e acontecem pancadas de chuva a partir da tarde. Faz calor em todas as áreas.

 

Nordeste

O sol brilha forte e não chove em grande parte do interior da Bahia. A chuva cai no decorrer do dia e intercala com períodos de sol entre muitas nuvens no centro-norte do Maranhão, do Piauí e do Ceará, no Rio Grande do Norte, no litoral e no leste entre a Paraíba e o Sergipe e na região do Recôncavo da Bahia. Há risco de chuva forte no norte da Região. No oeste e no sul da Bahia e nas outras áreas da Região, o sol aparece forte e chove de forma rápida.

 

Norte

O sol aparece e chove a partir da tarde no sul e no sudeste do Tocantins. Em Roraima, o tempo segue firme, com muito sol e pouca nebulosidade. Nas demais áreas da Região, tempo permanece instável, com muitas nuvens, alguns períodos de sol e chuva a qualquer hora do dia. Há risco de chuva forte, sobretudo no Pará.