Estudantes carentes do Brasil brilham mundo afora
Programa Jovens Embaixadores leva estudantes da rede pública ao exterior
Quando esteve no Teatro Municipal do Rio, o presidente norte-americano, Barack Obama, provavelmente nem desconfiou, mas um grupo de jovens que faz parte de um projeto que poderia facilmente carregar o slogan “Yes, we can” (sim, nós podemos) assistia ao seu discurso.
Criado para estreitar os laços entre os dois países e mostrar que os estudantes da rede pública de ensino podem ir longe, o programa Jovens Embaixadores já mandou mais de 200 adolescentes para os Estados Unidos. Além de conhecer uma nova cultura e representar o Brasil no exterior, a iniciativa abriu portas para alguns dos participantes, que conseguiram até bolsas para estudar em faculdades renomadas internacionalmente.
– O principal impacto que o programa deixa na vida dos jovens embaixadores é mostrar que eles podem – ressalta a coordenadora do programa, Márcia Mizuno, em alusão ao famoso slogan de Obama. – Desde 2004, nosso programa é exclusivo para estudantes de baixa renda das escolas públicas brasileiras. Em geral, eles têm baixa auto-estima e queremos lhes dar uma grande oportunidade, se estiverem dispostos a agarrá-la.
>> Leia a reportagem completa no JB Premium