Marca do 'JB' é sua ousadia, diz Walter Pinheiro

Por

A grande marca do Jornal do Brasil é sua ousadia editorial, disse o senador Walter Pinheiro (PT-BA), nesta segunda-feira (16), durante sessão em homenagem aos 120 anos do periódico.

Para o senador, o diário foi revolucionário ao se colocar na linha de frente na luta contra a Ditadura Militar e denunciar abusos de poder por todo o país.

- O JB cumpria esse papel fundamental, assumindo uma posição com a verdade - disse.

O parlamentar também destacou que, apesar de se tratar de um jornal criado no Rio de Janeiro, o JB ganhou caráter nacional, por não desprezar o que ocorria em cada canto do país.

Além de sua ousadia editorial, Walter Pinheiro disse que o periódico inovou a imprensa brasileira com seu processo de modernização gráfica, o que, segundo o parlamentar, quebrou paradigmas e facilitou a leitura dos jornais no Brasil.

- O JB estabeleceu a oportunidade de viajar pelo jornal sabendo de cor e salteado onde procurar, como procurar - observou.

Na opinião do senador, o jornal, que encerrou a circulação da edição impressa em 2010 e passou a ter uma versão 100% digital na internet, continuará atuando em favor da consolidação da democracia.

- O JB tem um história tão sólida que com certeza continuará por muitos e muitos anos trabalhando para a consolidação da nossa democracia desse direito consagrado por cada cidadão: o direito de imprensa - afirmou.