Bombeiros emergem proa de barco naufragado no DF
O Corpo de Bombeiros finalizou por volta das 15h50 desta sexta-feira a primeira fase do procedimento de retirada do barco Imagination do lago Paranoá, em Brasília. De acordo com os militares, os balões infláveis amarrados na embarcação conseguiram emergir parte da proa. A partir disso, a segunda fase será virar o barco e realizar o reboque.
O Imagination afundou por volta das 20h de domingo, na parte sul do lago Paranoá, próximo à Ponte JK - um dos principais cartões postais de Brasília. A maioria dos 94 sobreviventes se salvou nadando até a margem do lago. Outros foram socorridos por uma lancha.
Ontem à tarde, um grupo de 30 mergulhadores dos bombeiros tentou içar o barco de cerca de 15 t. Para resgatar a embarcação, foram amarrados quatro balões infláveis. Com dois balões inflados, o barco mudou para a posição vertical, desejada pelos agentes, mas não tinha sido possível desencostar a parte traseira do fundo do lago. Os balões cheios acabaram entrando na embarcação
Segundo o Corpo de Bombeiros, com a embarcação suspensa, ficará mais fácil para o rebocador içá-la. Os balões de flutuação infláveis estão sendo usados para girar o barco, que afundou com o casco voltado para cima e está a cerca de 17 m de profundidade.
As autoridades encerraram as operações de busca por vítimas, depois de concluir que não havia mais desaparecidos. A Polícia Civil já tomou 15 depoimentos. Os resultados das investigações devem ser divulgados em dois meses. As hipóteses sobre as causas do acidente, por enquanto, são de falhas no sistema de segurança, problemas na embarcação e superlotação.