ONU: Brasil é o quarto país mais desigual da América Latina

Por

Relatório sobre as cidades latino-americanas feito pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e divulgado nesta terça-feira (21), mostra que o Brasil é o quarto país mais desigual da América Latina em distribuição de renda, ficando atrás somente de Guatemala, Honduras e Colômbia.

O país, no entanto, avançou no combate a desigualdades nas últimas décadas. De acordo com o levantamento “Estado das cidades da América Latina e do Caribe 2012 – Rumo a uma nova transição urbana”, o Brasil era, em 1990, o número 1 do ranking das nações com pior distribuição de renda.

>> Participação de mulheres na política cresceu nos países da América Latina

>> ONU: América Latina é a região mais urbanizada do mundo

>> Menos de 20% do esgoto são tratados na América Latina e no Caribe 

O estudo também destaca o crescimento do PIB brasileiro, de 1970 a 2009, deixando para trás o México e os países que formam o Cone Sul – Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Mas, quando se analisa o PIB per capita, o Brasil ocupa o 13ª lugar, abaixo da média latino-americana e dos países mais desenvolvidos da região, como México, Chile, Argentina e Uruguai, e até mesmo da Venezuela.

A pesquisa mostra também que o número de pobres e indigentes no Brasil caiu pela metade em duas décadas: de 41%, em 1990, para 22% da população em 2009. Argentina e Uruguai também reduziram pela metade o número de pobres, que hoje são 9% da população, em ambos os países. Mas foi o Chile o grande campeão no combate à pobreza, conseguindo uma redução de 70%: de 39%, em 1990, para 12%, em 2009, quando se fala em percentual da população pobre no país.