FHC critica Justiça e sugere prisão em julgamento do mensalão

Por

Em palestra a profissionais da saúde na manhã desta quinta-feira, em São Paulo, Fernando Henrique Cardoso falou rapidamente a respeito do julgamento do mensalão que ocorre no Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília. Sem se aprofundar sobre o tema, FHC criticou a Justiça como um todo e a excessiva atenção - segundo ele - concedida ao tema. O ex-presidente (1995-2002) sugeriu prisão para os envolvidos.

"Temos uma questão que deveria ser banal, mas paralisa o Brasil. Por quê? Porque nunca se julgou nenhum (caso do tipo), nunca ouve atenção maior. Se for o caso, não vou pré-julgar, se coloque alguém importante na cadeia. Não temos (no Brasil) o sentimento básico da democracia, de que todos são iguais perante à Justiça", reclamou Fernando Henrique Cardoso durante sua palestra nos congressos Abramge e Sinog.

FHC, que discursou principalmente a respeito de comércio exterior, ainda evitou críticas à situação no governo federal e fez um paralelo ao seu momento como presidente. "Nenhum governo será capaz de mudar sem o apoio da sociedade. Tentei mudar algumas coisas, consegui, mas só quando tinha o apoio da sociedade", afirmou.