RS: servidores do INSS param por 24h por melhores salários
Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) paralisaram as atividades nesta terça-feira em Porto Alegre para chamar a atenção do governo federal para as reivindicações da categoria. Mesmo com a chuva ininterrupta, os manifestantes se concentraram em frente ao prédio da Previdência Social na capital gaúcha. Os manifestantes usaram bonecos para representar políticos, exibiram faixas e distribuíram material explicando suas demandas às pessoas que passavam pelo local.
Eles pedem reajuste salarial, melhores condições de trabalho, fim do fator previdenciário e realização de concursos públicos.De acordo com dados do Sindicato dos Trabalhadores Federais da Saúde, Trabalho e Previdência no Rio Grande do Sul (Sindisprev-RS), em todo o Brasil há um déficit de 17 mil servidores, sendo que 14 mil devem se aposentar nos próximos três anos.
Em nota, o Sindisprev-RS reclama que a presidente Dilma Rousseff "não tem tempo" para negociar. "Para um melhor atendimento, somente com condições dignas de trabalho, reajuste e concursos públicos. Estamos sobrecarregados de serviço e sem condição alguma de realizá-los, devido ao sucateamento que se encontra os postos e agências", diz o sindicato, em nota.