Datafolha: 68% apoiam a ideia de um plebiscito para a reforma política

Constituinte, proposta inicial de Dilma, tem a aprovação de 73%

Por

Segundo pesquisa do Insituto Datafolha, divulgada no jornal Folha de S. Paulo deste sábado, 68% dos entrevistados apoiam a ideia de um plebiscito para consultar a população sobre questões ligadas à reforma política. Outros 19% disseram que a presidente Dilma Rousseff agiu mal ao propor a ideia, e 14% não souberam responder.

O instituto diz ainda que 73% dos pesquisados são favoráveis à criação de uma constituinte para elaborar uma reforma política, proposta inicial de Dilma. Sobre esse tema, 15% mostraram-se contrários à proposta.

Datafolha perguntou sobre o desempenho de Dilma frente aos protestos. Para 32%, sua postura foi ótima ou boa; 38% julgaram como regular; outros 26% avaliaram como ruim ou péssima.

A aprovação do governo de Dilma caiu 27 pontos. Atualmente 30% dos brasileiros consideram a gestão da petista boa ou ótima. Na primeira semana de junho, antes da onda de protestos, a aprovação era de 57%. 

Em março, seu melhor momento, o índice era mais que o dobro do atual, 65%. Atualmente, a maioria avalia o mandato da presidente como regular (43%) e 25% o consideram ruim ou péssimo (ante 9% que deram essa resposta há cerca de um mês). Em dois dias, o Datafolha ouviu 4.717 pessoas em 196 municípios. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.