Chuva deixa parte de São Paulo em estado de atenção
Uma brisa marítima associada ao calor registrado durante a tarde desta quarta-feira faz chover forte em São Paulo, deixando grande parte da capital paulista em estado de atenção para alagamentos. As subprefeituras de Guaianazes e Cidade Tiradentes estão nessa situação desde as 18h27. As subprefeituras de São Mateus e Itaquera entraram em estado de atenção às 18h16.
As subprefeituras de Pinheiros, Vila Mariana, Jabaquara e Santo Amaro estiveram em estado de atenção das 17h52 as 18h27.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências de São Paulo (CGE), imagens de radar mostram precipitação forte com potencial para rajadas de vento e queda de granizo na região de São Mateus, na zona leste. Segundo os meteorologistas do CGE, a chuva é de deslocamento lento e tende a migrar para outras regiões da Cidade. No aeroporto de Congonhas, na zona sul, às 18h10 houve registro de rajada de vento de 61 km/h.
O outono começa oficialmente às 13h57 da quinta-feira. O sol aparece entre nuvens e as temperaturas ficam elevadas. Entre o meio da tarde e noite, o calor e a aproximação de uma frente fria contribuem para a formação de áreas de instabilidade que causam chuvas em forma de pancadas. Há potencial para chuva forte, acompanhada de rajadas de vento e formação de alagamentos. Os termômetros oscilam entre a mínima de 21ºC e a máxima de 31ºC.
Na sexta-feira, a presença do sistema frontal ao largo do litoral paulista deixa o tempo instável, provocando chuvas intermitentes ao longo do dia. As precipitações acontecem de forma mais generalizada e com maior volume, o que mantém o potencial alto para formação de alagamentos e deslizamentos de encosta. Por conta da cobertura de nuvens e da chuva, as temperaturas entram em declínio.