Enem: 65 candidatos são eliminados por uso indevido do celular

Ministro da Educação, Henrique Paim, destacou a tranquilidade no primeiro dia de prova

Por

O ministro da Educação, Henrique Paim, destacou neste sábado (8) que o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi marcado pela tranquilidade. Sessenta e cinco inscritos foram eliminados por uso indevido de celulares. De acordo com a nota, o MEC, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e parceiros institucionais monitoraram pelas redes sociais as postagens relacionadas ao Enem.

A aplicação da prova foi realizada em 1.752 municípios. "O Ministério da Educação e o Inep estão atentos à aplicação do exame. Agradecemos a todos os parceiros e desejamos uma boa prova a todos neste domingo", disse o ministro.

No entanto, Paim lamentou profundamente o falecimento da participante Edivania Florinda de Assis na escola em que realizaria a prova, em Olinda (PE), e transmitiu a sua solidariedade aos familiares.

No domingo, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. Os participantes terão cinco horas e 30 minutos para resolver as questões e escrever a redação.

>> Enem: candidata sofre AVC e morre em Olinda

>> Candidatos postam fotos de cartões de resposta na internet

>> Candidata barrada se desespera: 'Minha mãe vai me matar'

>> Candidatos que perderam o Enem no sábado podem fazer a prova no domingo

>> Enem vira tema para memes e piadas nas redes sociais

>> Candidata do Enem sofre AVC e morre em local de prova, em Olinda

Os portões serão abertos às 12 horas (horário de Brasília) nos locais de prova e serão fechados às 13 horas (horário de Brasília). Importante lembrar que os participantes deverão levar documento de identificação original com foto, cartão de confirmação da inscrição e caneta esferográfica preta em material transparente.

Além de servir como meio de ingresso a instituições federais de educação superior, a nota do exame permite o acesso às políticas públicas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Ciência sem Fronteiras.