PF deflagra 14ª fase da Operação Lava Jato

Por

A Polícia Federal deflagrou na madrugada desta sexta-feira (19) a 14ª etapa da operação Lava Jato.  Nesta fase, operação atinge as duas maiores empreiteiras do País - a Odebrecht, e a Andrade Gutierrez. Seis pessoas presas foram presas nesta manhã (19). Entre elas estão os executivos Márcio Faria e Rogério Araújo, da Odebrecht, além de Marcelo Odebrecht - presidente da empresa e Otávio Marques Azevedo, presidente da Andrade Gutierrez. 

Serão cumpridos 59 mandados judiciais em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Esta fase da operação tem como alvo as empreiteiras Odebrecht e Andrade Gutierrez, segundo a PF. Do total de mandados, oito são de prisão preventiva, quatro de prisão temporária, 38 de busca e apreensão e nove de condução coercitiva, quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento. A Lava Jato foi deflagrada em março de 2014 e investiga um esquema bilionário de lavagem de dinheiro.

Nesta etapa, a operação foi batizada de Erga Omnes, expressão usado no Judiciário que quer dizer "para todos). A Odebrecht foi acusada de pagar propinas de US$ 23 milhões a Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, que cumpre prisão domiciliar.