Instituto TIM e Unicef desenvolvem solução para busca ativa de crianças fora da escola
Com o objetivo de oferecer aos municípios brasileiros uma abordagem inovadora de busca ativa de crianças fora da escola, o Instituto TIM se juntou ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) na mobilização Fora da Escola Não Pode - iniciativa de enfrentamento da exclusão escolar. A nova parceria prevê o desenvolvimento de uma solução tecnológica que permitirá aos municípios identificar de forma mais simples e ágil quem são as crianças e adolescentes fora da escola utilizando Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).
O lançamento oficial da parceria foi realizado durante o 15º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, em Mata de São João, na Bahia.
"O Instituto TIM investe para encontrar aplicações e soluções tecnológicas que contribuam com o trabalho de instituições respeitadas, como o Unicef. Estamos muito felizes em participar do Fora da Escola Não Pode! e seguir colaborando com a educação brasileira. A iniciativa busca identificar as crianças fora da escola e entender seus motivos, contribuindo para o enfrentamento dessa realidade tão presente no país", destaca Manoel Horacio, presidente do Instituto TIM.
O sistema de busca ativa é um software livre. Os municípios que se interessarem por adotar o sistema montarão times locais, que poderão incluir profissionais de áreas diferentes dentro das prefeituras (Saúde, Educação, Assistência Social, etc.), ONGs ou outras instituições. Durante suas interações com a comunidade, os agentes de saúde, conselheiros tutelares, assistentes sociais, representantes de entidades sociais, entre outros identificarão e reportarão, pelo sistema, casos de crianças que deveriam estar na escola, mas não estão.
A solução tecnológica vai potencializar a articulação das mais diversas áreas do poder público, pois todos terão acesso à mesma base de dados. O sistema permite que cada município faça o acompanhamento de suas crianças fora da escola, cruze informações por meio de filtros, identifique as maiores demandas, classifique-as por bairro ou faixa etária, consulte os casos que estão em aberto e os casos solucionados, entre outras ações. Com esse tipo de informação de qualidade, os gestores públicos terão mais subsídios para monitorar e tomar decisões sobre como enfrentar a exclusão escolar em seu município.
O projeto será implementado inicialmente em formato piloto em um município a ser definido. Posteriormente, será realizado em outros 19 municípios de diferentes portes, localizados em regiões vulneráveis e que possuam altos índices de crianças e adolescentes fora da escola.
Cerca de 63 milhões de adolescentes entre 12 a 15 anos e 58 milhões de crianças do Ensino Fundamental estão fora da escola em todo o mundo, segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). No Brasil, são cerca de 3,8 milhões de jovens de 4 a 17 anos que estão sendo privados de um direito garantido pela constituição e do desenvolvimento de competências que serão necessárias depois, na vida adulta.