El País: Por que todos temem Cunha?

O mistério sobre o medo do governo à oposição apresentada pelo  presidente da câmara

Por

Foi publicada no El País matéria sobre o misterioso  medo que todo o governo e oposição, manifestarem contra a figura controversa do presidente da câmara, Eduardo Cunha, investigado no caso de corrupção de Lava Jato. 

O jornalista Juan arias diz que podem estar temendo Cunha, porque o presidente Lula da Silva tem certeza de que foi ele quem aconselhou Rousseff  a favorecer o grupo mais próximo, visando paralisar o processo de impeachment. 

Por que não reconhecer que pode ser uma questão de força e prestígio? Trata-se apenas de luta pelo poder ou algo mais? Ele teme que a oposição, que está lutando para quebrá-lo, pode perder uma cartada para abrir o caminho para o julgamento Dilma Rousseff. Seria Cunha tão poderoso?

O jornal de Madri debate que é a sociedade, muito mais do que o governo ou a oposição política, quem condena mais fortemente a figura de Cunha, como pode ser visto nas redes sociais. É a sociedade quem teme Cunha. Talvez, porque ele mesmo sabe que é apenas uma carta secundária em um jogo de xadrez em que o rei e a rainha são as figuras-chave. Cunha seria mais um daqueles que se aproveitaram de uma festa organizada por alguém acima dele. Há um medo quase universal de Cunha, que pode ser parte de sua força e medo de uma possível chantagem. 

Para encerrar, El País fala que por ser evangélico,Cunha deve conhecer bem a história da Bíblia. Sansão era um juiz abençoado por Deus que lhe dera uma força especial, capaz de estrangular um leão com as próprias mãos. Os filisteus eram considerados homens maus, inimigos de Israel, mas o Senhor trai Sansão e Dalila se apaixona pelo filisteu. Esta, por sua vez, o trai por dinheiro, e revela o segredo de sua força a seu amante. A força dele estava em seus longos cabelos. Os filisteus cortaram-lhe o cabelo para tirar a sua força, arrancaram seus olhos e ele se tornou seu escravo. Mas o Senhor retorna e faz seu cabelo crescer  novamente.