Voo da Gol do Galeão para Guarulhos é cancelado por falta de tripulação

Por Eduardo Miranda

Um voo da Gol que sairia do Galeão, no Rio de Janeiro, para o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, às 13h37 desta sexta-feira (20), foi cancelado minutos antes do embarque dos passageiros por falta de tripulação.

Segundo o engenheiro Edson Chil Nobre, que faria conexão para Maringá, uma funcionária comunicou, com constrangimento, o fato na fila do embarque.

"Já voei para vários lugares do Brasil e do mundo e entendo perfeitamente que problemas técnicos acontecem, mas é a primeira vez na vida que vejo um voo ser cancelado por falta de tripulação. É uma vergonha", reclamou o engenheiro.

Edson afirma que a companhia providenciou um voo para as 15h, mas que os problemas foram se somando ao cancelamento do voo original, de número 1751: "Tivemos que correr do portão 22 para o portão 9. Chegando lá, depois de formada a fila, que estava cheia de idosos e crianças, avisaram que deveríamos nos dirigir para o portão 4. Entramos na aeronave e ainda esperamos mais 40 minutos para a decolagem".

Além do engenheiro, cerca de 50 pessoas perderam conexão para diferentes partes do Brasil. No caso de Edson Nobre, o voo perdido para Maringá era às 15h20. Ele afirmou que o novo embarque, segundo informou um funcionário da Gol, ficou para às 21h10 - um atraso de quase seis horas.

O Jornal do Brasil entrou em contato com a assessoria de imprensa da Gol no início desta tarde relatando o problema e pedindo uma solução para os passageiros. Segue a íntegra da resposta dada pela companhia aérea:

"Devido às obras realizadas no aeroporto internacional do Galeão, no Rio de janeiro, apenas uma das duas pistas utilizadas para pousos e decolagens está disponível para operação. O tráfego aéreo intenso neste período aumentou ainda mais o fluxo de voos no local. Por estes motivos, alguns voos da GOL que partiam ou se destinavam a este terminal e demais conexões sofreram atrasos, refletindo, em algumas situações, no esgotamento do limite da jornada de trabalho e descanso de alguns tripulantes.

A companhia têm trabalhado intensamente para normalizar a operação e atender seus clientes prestando a assistência necessária, reacomodando-os nos próximos voos disponíveis e oferecendo hospedagem quando necessário.

A GOL lamenta o desconforto causado e ressalta que eventuais alterações nos horários e trajetos de voos são procedimentos, ainda que indesejados, às vezes necessários às operações aéreas."