Roger Agnelli, ex-presidente da Vale, morre em queda de avião em SP

Empresário viajava com a mulher, os dois filhos, o genro e a nora. Todos morreram

Por

O empresário Roger Agnelli, 56 anos, ex-presidente da Vale, morreu neste sábado (19), num acidente aéreo em São Paulo. Além de Roger, sua mulher, Andrea, a filha Anna Carolina e seu marido, Parris Bittencourt, e o filho João, com a namorada  morreram, assim como o piloto do monomotor. O avião em que estavam caiu sobre uma casa, próximo ao aeroporto do Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo.

De acordo com informações da Infraero, a aeronave de prefixo PR-ZRA caiu logo após decolar, por volta das 15h. Ainda durante a tarde, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou que o avião pertencia a Agnelli.

>> Dilma lamenta morte do ex-presidente da Vale e de familiares

Uma pessoa que estava na casa atingida foi levada para o pronto-socorro da Santa Casa da Misericórdia de São Paulo.

Segundo a Infraero, as operações no Aeroporto Campo de Marte estão suspensas. De acordo com dados da Anac, o avião é um turbo-hélice, com capacidade para sete passageiros.

O executivo era formado em Economia pela Fundação Armando Álvares Penteado e desenvolveu sua carreira profissional no Grupo Bradesco, onde trabalhou de 1981 a 2001, antes de presidir a Vale. Agnelli presidiu a mineradora durante dez anos, de 2001 a 2011.

A Vale divulgou nota lamentando a morte de Roger Agnelli:

Vale lamenta morte de Roger Agnelli

Foi com imenso pesar que a Vale recebeu a notícia do falecimento neste sábado, 20/3, de Roger Agnelli, aos 56 anos, presidente da empresa no período de julho de 2001 a maio de 2011. A Vale e seus empregados se solidarizam com a dor dos familiares e amigos do executivo que tanto contribuiu para o desenvolvimento da nossa empresa. Durante os dez anos em que Roger presidiu a Vale, a companhia se consolidou como a maior produtora global de minério de ferro e a segunda maior mineradora do mundo. Foi durante sua gestão que a Vale intensificou sua estratégia de expansão global, que levou a Vale a um novo patamar no mercado global de mineração.

O grupo CPFL Energia, que teve em seu conselho Roger Agnelli, também divulgou nota:

Em nome do Grupo CPFL Energia, lamento profundamente o infeliz acidente aéreo que vitimou ontem à tarde, em São Paulo, o empresário e ex-presidente da Vale Roger Agnelli e seus familiares, além do piloto que comandava a aeronave. Roger Agnelli foi membro do Conselho de Administração do Grupo CPFL e empresas controladas no final dos anos 90 e início dos anos 2000, quando apresentou uma contribuição relevante para o crescimento e o desenvolvimento do Grupo. Consternado, externo a todos familiares e amigos das vítimas as mais sinceras condolências e solidariedade.

Wilson Ferreira Junior,

Presidente da CPFL Energia