Presidência da Câmara é disputada nesta quarta-feira por 16 deputados
Maria do Rosário, ex-ministra de Dilma, foi a última deputada a registrar candidatura
O prazo de inscrição de candidatos à presidência da Câmara terminou às 12h desta quarta-feira (13), com 16 candidaturas para a eleição do sucessor do presidente interino Waldir Maranhão. Maria do Rosário (PT-RS), ex-ministra da presidente afastada Dilma Rousseff, foi a última deputada a registrar candidatura. A sessão está marcada para começar às 16h desta quarta-feira.
O número de candidatos pode ser reduzido, já que os nomes podem ser retirados até uma hora antes do início da votação em plenário, que se dará de forma secreta por meio eletrônico.
Para se tornar o presidente da Câmara em primeiro turno é preciso obter a maioria absoluta dos votos dos deputados que registrarem presença na sessão. Nos corredores da Câmara, o clima de campanha da véspera persiste, com modelos femininos distribuindo panfletos.
Aliados do presidente interino Michel Temer são maioria entre os que pleiteiam a presidência da Câmara, mas a bancada do PMDB resolveu lançar o ex-ministro da Saúde de Dilma, Marcelo Castro (PMDB-PI), que votou contra o processo de impeachment de Dilma. O presidente interino Michel Temer disse nesta terça-feira (12) que a escolha do deputado Marcelo Castro (PI) como candidato único do PMDB na eleição seria uma demonstração de que não vai se envolver na disputa.
>> Temer recorre a Aécio e Agripino para tentar conter candidatura de Castro
Entre os favoritos na disputa figura o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), ex-presidente da Comissão de Impeachment na Câmara, apoiado pelo chamado “centrão”, que congrega 12 partidos de bancadas de médio porte na Casa.
A ordem dos candidatos na votação e a dos discursos será definida por meio de sorteio. Cada candidato terá dez minutos para apresentar plataformas e pedir o voto dos colegas. Caso ninguém consiga atingir maioria na primeira votação, haverá segundo turno. Em caso de empate, tanto no primeiro quanto em um eventual segundo turno, a disputa será decidida obedecendo aos seguintes critérios: maior número de mandatos e parlamentar mais idoso.
Confira a lista de candidatos à presidência da Câmara:
Evair Vieira de Melo (PV-ES)
Esperidião Amin (PP-SC)
Rodrigo Maia (DEM-RJ)
Miro Teixeira (Rede-RJ)
Luiza Erundina (PSOL-SP)
Rogério Rosso (PSD-DF)
Giacobo (PR-PR)
Cristiane Brasil (PTB-RJ)
Fausto Pinato (PP-SP)
Carlos Gaguim (PTN-TO)
Carlos Manato (SD-ES)
Gilberto Nascimento (PSC-SP)
Marcelo Castro (PMDB-PI)
Fábio Ramalho (PMDB-MG)
Orlando Silva (PCdoB-SP)
Maria do Rosário (PT-RS)
Heráclito Fortes (PSB-PI), que na semana passada havia se candidatado, abriu mão da disputa nesta quarta-feira.
* Da Agência Brasil