Rodrigo Maia, do DEM, é eleito presidente da Câmara
Deputado derrotou Rogério Rosso, do PSD, por 285 votos a 170
Com 285 votos, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito, na noite desta quarta-feira (13), presidente da Câmara pelos próximos seis meses e meio. O parlamentar derrotou, em votação de segundo turno, o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), que obteve 170 votos.
Também foram registrados 5 votos em branco. No total, foram 460 votos.
Mais cedo, nesta quarta-feira, em votação de primeiro turno, Maia obteve 120 votos contra 106 de Rosso. O candidato Marcelo Castro (PMDB-PI), que era um dos favoritos, recebeu 70 votos.
Caso o Senado confirme o afastamento definitivo da presidente Dilma Rousseff, o deputado fluminense passa a ser o segundo na linha sucessória do país. Em seu quinto mandato, Maia é filho do ex-prefeito do Rio de Janeiro César Maia, já presidiu o Democratas e foi duas vezes líder do partido.
Assim que o resultado foi proclamado pelo presidente interino, deputado Waldir Maranhão (PP-MA), parlamentares gritaram, do plenário, "Fora, Cunha!". Alvo de um processo de cassação de mandato na Câmara e réu em duas ações penais no Supremo Tribunal Federal (STF), Eduardo Cunha renunciou ao cargo de presidente da Casa na última quinta-feira (7).
Governo se considera vitorioso com segundo turno entre Maia e Rosso
Em discurso, Maia diz que é preciso acabar com tirania de líderes
Bancada do Psol anuncia abstenção no 2º turno para presidente da Câmara
Rogério Rosso está satisfeito com votação e não arrisca resultado final
Marcelo Castro declara apoio a Rogério Rosso para presidente da Câmara
PR declara apoio ao candidato Rodrigo Maia
PP e PHS declaram apoio ao candidato Rogério Rosso à Presidência da Câmara