POLÍTICA

PSC quer lançar primeiro candidato negro ao Senado por São Paulo

Renan da Mata é líder evangélico, tem mais de 20 anos de vida pública ativa e forte atuação nas causas sociais, além de lutar pelos direitos dos negros e de moradores de áreas sem regularização fundiária

Por POLÍTICA JB
[email protected]

Publicado em 03/08/2022 às 20:03

Alterado em 16/08/2022 às 09:28

Renan da Mata tem forte atuação social divulgação

O PSC (Partido Social Cristão) quer lançar o primeiro candidato negro na história do partido ao Senado do Estado de São Paulo. Renan da Mata, 47 anos, 20 deles na vida pública ativa, é de origem nordestina e humilde, e ex-superintendente da secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União.

Renan pretende reforçar, durante a campanha, seu posicionamento a favor da igualdade e atuar nas causas sociais, com pautas como a regularização fundiária urbana e rural, a luta contra o racismo, e também por programas de incentivo ao esporte para crianças, adolescentes e representantes da melhor idade nas comunidades carentes de São Paulo, onde o poder público não atua como deveria.

“São Paulo se tornou um caos por não ter um projeto para agilizar a regularização fundiária. As pessoas não têm CEP, não chega correspondência na casa delas, entre outros transtornos. Falo com a experiência de quem tem familiares vivendo em terrenos assim. É um problema social. É preciso que o poder público regularize e devolva a cidadania para cada morador”, defende Renan da Mata.

Ele também quer lutar pela redução de impostos que contribuam para atrair novas empresas - e consequentemente gere mais empregos - para que o Estado de São Paulo possa voltar a ser a potência e a referência que era no passado.

“A falta de incentivos fiscais e os altos impostos estão afastando as empresas de São Paulo. O Estado, que era o grande pólo de atração do país, vem perdendo o posto. Nos últimos anos, o governo está tratando como inimigos os empresários que geram emprego e renda. Na prática, estamos perdendo cada vez mais espaço para outras regiões do país e temos que tomar medidas para mudar esse jogo”.

Renan da Mata conta com o apoio do atual presidente, Jair Bolsonaro, e do ex-ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas. Apesar de alinhar com a direita, ele também tem um olhar voltado e atuante para o setor social, justamente por sua origem humilde, nascido em Xique-Xique, Bahia, onde desde muito cedo ajudou no sustento da família antes de vir para o sudeste.

“Tenho experiência de vida, de quem saiu cedo do Nordeste, veio para São Paulo em busca de oportunidade, enfrentou diversos desafios e conquistou na bagagem na prática. Essa pauta social é de todos. A esquerda não pode se apropriar dela”, diz o então candidato para Deputado Estadual.

Tags: