Barbosa a Mourão: Péssimo para o país seria a continuação de insubordinação tolerada por vocês
...
Aramis Merki II - O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa respondeu às declarações do ex-vice-presidente e senador eleito Hamilton Mourão (Republicanos-RS), que fez críticas à demissão do ex-comandante do Exército, Júlio Cesar de Arruda.
Barbosa escreveu no Twitter que "péssimo para o País seria a continuação da baderna (...) e da insubordinação claramente inspirada e tolerada por vocês, militares". Mourão havia dito ao jornal Folha de S.Paulo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quis alimentar a crise com as Forças Armadas ao demitir o general Arruda no sábado, 21.
"Senhor Mourão, assuma o mandato [de senador] e aproveite a oportunidade para aprender pela primeira vez na vida alguns rudimentos de democracia! Não subestime a inteligência dos brasileiros!", afirmou Barbosa na rede social.
O comandante militar do Sudeste, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, será o novo comandante do Exército. Segundo o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, a troca decorreu da "fratura de confiança" após os atos de depredação contra os Três Poderes no dia 8 de janeiro.
Nas duas últimas semanas, cresceu o mal-estar entre Lula e Júlio César de Arruda, após o general impedir a entrada de policiais militares do Distrito Federal no acampamento golpista montado em frente ao Quartel General do Exército, depois dos atos de vandalismo em Brasília.