Clint Eastwood - Clássico e Implacável
Segunda semana da retrospectiva exibe trilogia faroeste de Sergio Leone
A segunda semana da retrospectiva Clint Eastwood é um grande presente para os cinéfilos cariocas, que terão a oportunidade de ver e rever a trilogia de Sergio Leone, que transformou Clint em um ator cultuado no mundo todo. Além disso, acontece um debate e exibições de clássicos do gênero ação em que Eastwood tanto autou como dirigiu. Instituto Moreira Salles, Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea (3284-7400). Cap.: 113 pessoas. R$ 10 e R$ 5 (meia entrada). Passaporte: R$ 30 (válido para 10 sessões da mostra no mês de janeiro). Ingressos disponíveis também em www.ingresso.com Estacionamento gratuito no local. Até 16 de fevereiro.
>>> Confira abaixo a programação até domingo, 22 de janeiro
TERÇA-FEIRA, 17 de janeiro
14h:30: Josey Wales, o fora da lei(The Outlaw Josey Walles), de Clint Eastwood (EUA 1976, 135’. 16 anos). Ao término da Guerra Civil Americana, Josey Wales, vê sua família morrer brutalmente em um incêndio, depois de ataque de um bando do Kansas. Abandonado, porque o bando imaginou que ele estivesse morto, Josey se recupera e se reúne a um grupo para buscar vingança.
17h30: Escalado para morrer(The Eiger Sanction), de Clint Eastwood (EUA, 1975. 128’. 16 anos). Um assassino profissional aposentado se vê obrigado a sair da aposentadoria para caçar um agente duplo que matou um grande amigo. A caçada o leva a uma equipe de alpinistas, entre os quais está o assassino.
20h: Por um punhado de dólares(Per un pugno de dollari), de Sergio Leone (Itália, 1964. 99’. 14 anos). Ao chegar em San Miguel, cidadezinha no meio do deserto, um pistoleiro – o Estranho – é recebido por dois grupos rivais de contrabandistas.
QUARTA-FEIRA, 18 de janeiro
14h: Magnum 44(Magnum Force), de Ted Post (EUA, 1977. 124’. 16 anos). O detetive “Dirty” Harry Callahan reaparece para descobrir quem está por trás de uma onda de assassinatos: alguém está fazendo justiça com as próprias mãos ao matar os principais chefões do crime de São Francisco.
16h30: Firefox – Raposa de fogo(Firefox), de Clint Eastwood (EUA, 1982, 136’. 16 anos). Mitchell Gant, piloto americano, abatido e prisioneiro no Vietnã, o que lhe provocou traumas de guerra, recebe a missão de roubar o Firefox, o mais avançado avião de combate já fabricado e criado pelos soviéticos, invisível no radar e comandado pelo pensamento do piloto.
19h30: Por uns dólares a mais(Per qualche dollari in più), de Sergio Leone (Itália, 1965. 130’. 12 anos). O Estranho, um caçador de recompensas, perambula pelas cidades do Velho Oeste. Ele procura o Índio, bandido também procurado pelo coronel Douglas Mortimer, outro Firefox - Raposa de fogo caçador de recompensas.
QUINTA-FEIRA, 19 de janeiro
14h: Rota suicida(The Gauntlet), de Clint Eastwood (EUA, 1977. 109’. 16 anos). O sonho de todo o policial, resolver um “grande caso”, desmorona para Ben Shockley quando ele é designado para trazer em custódia de Las Vegas uma testemunha para um julgamento: Gus Mally, uma prostituta que está sendo caçada pelos bandidos que delatou.
16h: Três homens em conflito(Il buono, Il bruto, Il cativo), de Sergio Leone (Itália, 1966. 161’. 14 anos). Em meio à Guerra Civil Americana, três homens – o “Bom”, o “Mau” e o “Feio”– fazem de tudo para colocar as mãos em um tesouro roubado, escondido em um cemitério. Cada um deles conhece apenas uma parte da sua localização, o que os obriga a se unir.
19h: Clint Eastwood, francoatirador(Clint Eastwood, le franc-tireur), de Michael Henry Wilson (França/EUA, 2007. 82’). Documentário sobre o diretor. Sessão seguida de debate.
SEXTA-FEIRA, 20 de janeiro
14h: Doido para brigar... louco para amar(Every which way but loose), de James Fargo (EUA, 1978. 110’. 16 anos). Philo Beddoe é um motorista de caminhão que mora com seu melhor amigo, Orville Boggs, e sua mãe, Ma Philo, além de um orangotango chamado Clyde, que Philo ganhou numa luta de rua, “esporte” no qual é aficionado e praticamente invencível. Somente o renomado “Tank Murdock” parece ser bom o suficiente para vencê-lo na luta. Num bar, Philo se interessa pela cantora country Lynn Halsey-Taylor. Os dois se relacionam durante um tempo, até que a moça desaparece sem avisá-lo.
16h: Rookie, um profissional do perigo(The Rookie), de Clint Eastwood (EUA, 1990. 112’). Nick Pulovski, um tira veterano e durão, se une a um novato e jovem parceiro, David Ackerman, para combater uma perigosa quadrilha especializada em furto de automóveis. Raul Julia e a brasileira Sonia Braga encarnam os implacáveis líderes da quadrilha, também responsável pela morte do melhor amigo de Pulovski.
18h: Interlúdio de amor(Breezy), de Clint Eastwood (EUA, 1973. 108’. 16 anos). Após pegar carona com um homem interessado apenas em sexo, Breezy, uma garota hippie, foge e vai para casa de Frank Harmon, um homem de meia-idade divorciado. Ele acaba abrigando Breezy por um tempo e começa a desenvolver uma afeição especial por ela.
20h: Cadillac cor de rosa(Pink Cadillac), de Buddy van Horn (EUA, 1989.122’. 14 anos). Tommy Nowak é um experiente caçador de recompensas, um homem que consegue sempre apanhar as suas presas. Ele entra em uma aventura com uma mulher carregando um bebê e 250 mil dólares no porta-malas em um cadillac cor de rosa roubado.
SÁBADO, 21 de janeiro
14h: Bronco Billy(Bronco Billy), de Clint Eastwood (EUA, 1980. 116’. 16 anos). O circo mambembe Bronco Billy’s Wild West Show viaja pelo interior dos Estados Unidos. O proprietário e principal atração, Bronco Billy McCoy, “o gatilho mais rápido do Oeste”, está com problemas para conseguir uma assistente. Em uma cidadezinha, Bronco conhece a herdeira Antoinette Lilly, momentaneamente sem dinheiro, e lhe oferece o cargo de assistente. Lilly aceita o convite e aos poucos vai se afeiçoando ao grupo e descobrindo suas histórias.
16h: O cavaleiro solitário(Pale Rider), de Clint Eastwood (EUA, 1985. 115’. 16 anos). Verão de 1850. Coy LaHood é o homem forte de uma corporação que explora minas de ouro no Norte da Califórnia. Em defesa dos seus interesses, ele quer a todo custo expulsar os mineiros da região em busca do domínio absoluto. Quando tudo parecia perdido, surge um cavaleiro solitário pronto para enfrentar os desafios. Retomada do tema de O estranho sem nome.
18h: Coração de caçador(White Hunter Black Heart), de Clint Eastwood (EUA, 1990. 112’.12 anos). Durante filmagens na África, John Wilson, um egocêntrico diretor, está muito mais interessado em matar elefantes do que em fazer um filme. Paul Landers, o produtor, e Pete Verrill, um velho amigo e roteirista, estão prontos para tentar convencê-lo a rodar o filme. Mas Wilson está tão encantado com o continente africano que já pensa em ficar ali para sempre.
20h: Os imperdoáveis(The Unforgiven), de Clint Eastwood (EUA, 1992. 131’.12 anos). William Munny, um pistoleiro aposentado, volta à ativa quando lhe oferecem mil dólares para matar os homens que retalharam o rosto de uma prostituta. Neste serviço, dois outros pistoleiros o acompanham. Eles precisam se confrontar com um inglês, que também deseja a recompensa, e um xerife, que não deseja tumulto em sua cidade.
DOMINGO, 22 de janeiro
14h: As pontes de Madison(The Bridges of Madison County), de Clint Eastwood (EUA, 1995. 135’. 14 anos). Após a morte de Francesca Johnson, uma proprietária rural do interior do Iowa, seus filhos descobrem nas cartas deixadas pela mãe que ela teve um envolvimento com um fotógrafo da National Geographic quando eles e o pai estavam viajando, muitos anos antes, no verão de 1965. Estas revelações fazem os filhos questionarem suas próprias vidas e casamentos.
16h30: A última canção(Honkytonk Man), de Clint Eastwood, EUA, 1982. 122’. 12 anos). Na época da Grande Depressão, o vigarista Red Stovall é movido por uísque e pelo sonho de cantar no Grand Ole Opry, em Nashville. Parte em viagem para uma audição em Nashville com o sobrinho Whit ao seu lado, para manter o carro na estrada e o impedir de beber demais.
19h: Bird(Bird), de Clint Eastwood (EUA 1988. 161’. 16 anos). Biografia do saxofonista Charlie Parker. O filme começa em sua juventude e o início de sua paixão pelo jazz, o começo da carreira e a dificuldade para levar sua música além da fronteira dos bares de músicos negros. O fascínio de Clint pelo jazz e por Parker é facilmente notado pela delicada descrição do personagem, sem esquecer suas crises ou o uso de drogas.