Hotéis estimam ocupação de 57% durante feriado prolongado no Rio

70% dos visitantes no feriadão são provenientes de SP, MG e estado do Rio

Por

Cariocas e turistas lotam praias no primeiro fim de semana do verão (arquivo)

Apesar das fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro nos últimos dias, os hotéis devem ficar cheios durante o feriado prolongado da Semana Santa, Tiradentes (21 de abril) e São Jorge (23 de abril).

De acordo com pesquisa do Sindicato dos Hotéis do Município do Rio de Janeiro (Hotéis Rio), a média de ocupação hoteleira deve ser de 57% no período, podendo atingir 70%. Os dados foram colhidos de 5 a 10 de abril.

O vice-presidente do sindicato, José Domingo, lembra que, no ano passado, quando os feriados não foram emendados, as reservas chegaram a 53% na Semana Santa e a 46% nos dias de Tiradentes e São Jorge.

Dados da entidade mostram que em torno de 70% dos visitantes no feriadão são provenientes de São Paulo, Minas Gerais e estado do Rio. A maior parcela dos turistas estrangeiros é norte-americana, argentina e chilena. Neste feriadão, a diária média nos hotéis cariocas alcança R$ 329.

Interior
No interior do estado, dados da Associação Brasileira de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) projetam ocupação de 56,57% dos quartos reservados.

A cidade de Cantagalo, na região serrana, é a campeã das reservas, com 100% de ocupação. Em seguida, aparecem os municípios da Região dos Lagos, entre os quais Cabo Frio (80%), Armação dos Búzios (77%) e Rio das Ostras (70%), e na Costa Verde, Paraty (65%).

A cidade imperial de Petrópolis, na região serrana, tem 61% de reservas. Já Nova Friburgo e Teresópolis mostram índices na casa de 40%.