VLT Carioca solicita autorização da Prefeitura do Rio para operar Linha 3
A Concessionária do VLT Carioca solicitou à Prefeitura do Rio autorização para colocar em operação a linha 3, último trecho previsto no sistema, que ligará a Central do Brasil diretamente ao aeroporto Santos Dumont.
A iniciativa é resultado de um esforço da concessionária e seus acionistas que negociaram com o principal fornecedor a liberação do sistema, que possibilita o início da operação do novo trecho. Com a inadimplência da Prefeitura, além do acordo com o fornecedor também foi necessária uma reestruturação no quadro de colaboradores da concessionária, que demitiu mais de 100 pessoas no último mês.
Simultaneamente, o VLT continuará tentando negociar a quitação da dívida com a Prefeitura. “O projeto foi concebido para ser uma parceria público privada e a concessionária vem envidando todos os esforços para cumprir os termos do contrato em respeito aos usuários e aos comerciantes da região. Vamos seguir buscando o cumprimento do contrato também por parte da Prefeitura. Entendemos que perder um investimento deste porte é tirar da cidade um projeto moderno de mobilidade urbana”, afirma Marcio Hannas, presidente do VLT Carioca.
Novo trecho
O novo trecho é a última entrega prevista no projeto e marca a consolidação de uma rede de 28km de trilhos, 29 paradas e estações e 32 trens que circulam desde junho de 2016 no Centro e Região Portuária do Rio.
O percurso contará com 10 paradas, sendo três novas: Cristiano Ottoni-Pequena África (na praça de mesmo nome, também na região da Central), Camerino-Rosas Negras (na Marechal Floriano, próxima à rua de mesmo nome) e Santa Rita-Pretos Novos (também na Marechal Floriano, à altura da igreja homônima). Os nomes contam com homenagens a ícones da cultura africana, batizados em consenso com o Iphan e entidades do movimento negro e sociedade civil.