Prefeitura criará centros de testagem para profissionais de saúde
Quase meio milhão de capotes de proteção serão entregues aos trabalhadores das unidades municipais
A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou nesta sexta-feira (17), duas medidas para reforçar a proteção aos profissionais de saúde da linha de frente de combate ao novo coronavírus: a implantação de 10 centros de testagem de Covid-19 exclusivos a quem trabalha na rede municipal e apresentar sintomas suspeitos de Covid-19, e a entrega de 460 mil capotes para uso nas unidades.
Cada uma das 10 Coordenadorias de Atenção Primária do município distribuídas pela cidade vai estabelecer um local para que os testes sejam feitos nas próprias regiões onde os profissionais trabalham. O material coletado será enviado para exame laboratorial no Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels), do governo do Estado. A determinação é que os centros sejam criados o mais rápido possível.
Capotes impermeáveis
A Secretaria municipal de Saúde vai também entregar 460 mil capotes impermeáveis (nome técnico para os aventais médicos) em todas as unidades de urgência e emergência, além do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla. A carga já chegou ao Rio e começará a ser distribuída no início da próxima semana.
Outros equipamentos de proteção individual
A Prefeitura do Rio já comprou mais de 3 milhões de máscaras, óculos e outros itens de proteção individual, que chegarão da China em aviões da FAB, após negociação entre a Prefeitura do Rio e o Governo federal. A primeira remessa tem previsão de chegada para 27 de abril.
Outros 1,1 milhão de máscaras N-95 foram adquiridas no mercado nacional, devido à dificuldade de encontrar e transportar o produto no mercado internacional. A primeira remessa, de 500 mil máscaras N-95, chegará ao Rio na próxima semana.