Cristo Redentor ganha iluminação especial em homenagem ao Dia da Amazônia

.

Por JORNAL DO BRASIL

O Cristo Redentor já refletiu imagens da Amazônia, em 2015

Nesse domingo (5) comemora-se o Dia da Amazônia. Para celebrar a data, seis capitais brasileiras recebem projeções e iluminações em pontos especiais. No Rio de Janeiro, o monumento do Cristo Redentor receberá iluminação especial na cor verde, às 19h. E a partir das 20h, o bairro da Lapa, na capital, será palco da projeção das imagens de agradecimento às pessoas que mantêm a floresta em pé. A ação faz parte da campanha “Eu cuido da Amazônia”, realizada pela Fundação Amazônia Sustentável (Fas).

As pessoas homenageadas são moradores das Unidades de Conservação (UCs), onde a geração de emprego e renda é focada nas cadeias de produção da bioeconomia. Cerca de 40 mil pessoas vivem nas 16 Unidades de Conservação (UCs) com atuação da FAS, em comunidades que produzem renda de forma sustentável. Só em 2019, foram produzidas mais de 26 mil toneladas de produtos nestas localidades, entre eles açaí, farinha, óleos vegetais, castanhas, pescado e outros.

Campanha 'Eu cuido da Amazônia'
O objetivo das projeções é conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância das comunidades tradicionais para a conservação da floresta em pé, e convidar as pessoas a fazerem parte dessa rede proteção da floresta.


As UCs são uma barreira contra o desmatamento, são produtivas e contribuem diretamente para a manutenção do equilíbrio climático. O estado do Amazonas possui mais de 70 milhões de hectares de áreas protegidas que, além de conservar o bioma, também geram emprego e renda.

“As UCs são áreas extremamente importantes para o futuro da Amazônia. São locais onde existe a oportunidade de produzir de forma sustentável o açaí, o pirarucu, por exemplo. E é nessas áreas que nós temos a oportunidade de reparar uma injustiça climática, ou seja, os que melhor conservam a floresta, hoje estão sofrendo com os impactos das mudanças climáticas globais. Então, temos uma oportunidade de criar mais unidades de conservação e de cuidar bem das que já existem", destaca Virgilio Viana, superintendente geral da Fas.

As pessoas podem se engajar e participar acessando o hotsite da campanha, que irá coletar assinaturas em apoio às Unidades de Conservação na Amazônia.

Sobre a Fundação Amazônia Sustentável
A Fundação Amazônia Sustentável (Fas) é uma organização da sociedade civil fundada em 2008, com a missão de contribuir para a conservação ambiental da Amazônia, através da valorização da floresta em pé e sua biodiversidade, aumentando a qualidade de vida das comunidades ribeirinhas associando a implementação e disseminação de conhecimento sobre desenvolvimento sustentável. Com base em Manaus, a Fas coordena projetos ambientais, sociais e econômicos focados na conservação da floresta amazônica. É uma organização sem fins lucrativos, sem ligações político-partidárias, de utilidade pública e assistência social.