HISTÓRIA - Ilha da Boa Viagem será restaurada
Ponto turístico tem obras do séc XVIII e é vizinho do MAC
A Prefeitura de Niterói está pronta para apresentar ao Iphan o projeto executivo de restauração da Ilha da Boa Viagem. Axel Grael, titular da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Seplag, diz que o trabalho “foi elaborado com base nas normas do Iphan, é uma restauração de caráter conservativo”. Obras de contenção de encosta e drenagem também fazem parte do pacote.
Sede de dois monumentos históricos (do séc XVIII), um forte pequeno e a capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, a ilha, durante a Segunda Guerra Mundial, ganhou duas muralhas.
A autorização do Governo Federal para que a Prefeitura faça as obras data de 2016. A previsão é restaurar a capela, melhorar o acesso e construir um banheiro público. O prédio conhecido como “castelo”, onde os escoteiros do grupo Gaviões do Mar se reúnem, ganhará intervenções na fachada e na área interna. Surgirão também no local uma cafeteria e uma sala de exposições. “Vamos realizar a restauração da Ilha sem descaracterizar o patrimônio que se encontra ali. Nossa ideia é agregar a ilha à cidade trazendo de volta as visitações ao espaço, que tem uma vista privilegiada e muita história”, garante Grael.
O investimento será de R$ 1,4 milhão. De carona, a orla da praia, uma das mais lindas da cidade, também será restaurada.