Bloco 'Vem doar pra mim' desfila no Rio

Por Celina Côrtes

Bloco Vem Doar pra Mim volta a participar da campanha entre foliões, no Centro do Rio, para doação de sangue ao Hemorio

Pelo quinto ano consecutivo, o bloco Vem Doar pra Mim, do Instituto Arcádia, saiu ontem pelas ruas do centro convidando cariocas e turistas a fazer parte de uma ação para aumentar o número de doadores de sangue para o Hemorio. A concentração foi na Candelária, de onde os integrantes do bloco saíram às 9h para uma caminhada pela calçada da Avenida Presidente Vargas até o Campo de Santana. Dali, seguiram até o instituto, com o objetivo de atrair mais doadores de sangue para abastecer o Hemorio no carnaval, segundoo coordenador do bloco e do Instituto Arcádia, Alexandre Sapucaia.

No local da concentração, o bloco distribuiu gratuitamente 200 abadás aos interessados em aderir à campanha. No ano passado, o Vem Doar pra Mim levou ao instituto 500 foliões, que se juntaram ao bloco durante o trajeto. "A expectativa é superar a marca de 2018", disse Sapucaia.

Ritmistas da bateria da Escola de Samba Beija Flor comandaram a animação dos foliões do bloco, que, ao chegar à porta do Hemorio, prestaram homenagem ao jornalista Ricardo Boechat, morto em acidente de helicóptero, no dia 11 deste mês, em São Paulo. Munidos de pernas de pau, o bloco estendeu uma faixa de 2 metros de altura com o rosto de Boechat que, segundo Alexandre Sapucaia, era um grande incentivador da doação de sangue.

Sangue bom

Carioca Sangue Bom é a campanha promovida pela cervejaria Antárctica, em parceria com o Hemorio, convidando os cariocas a doar sangue As doações serão feitas hoje nos hemocentros participantes e em um posto montado na Cinelândia, no Centro da cidade. Para incentivar as pessoas a participar da campanha, serão distribuídos mil cartões com crédito em passagens de metrô e de ônibus para que elas possam aproveitar os cinco dias da festa.

Já a campanha feita em parceria com as escolas de samba do Grupo Especial Vista a Camisa da Solidariedade, também visando doação de sangue, termina esta semana. Grandes escolas de samba do Rio participam da ação, levando ritmistas, passistas e casais de mestre sala e porta-bandeira para o salão de doação da unidade, no Centro.