Detro fará testes para por detectores em ônibus
Agência JB
Rio - O Departamento de Transportes Rodoviários testará o funcionamento de equipamento desenvolvido por uma empresa de Minas Gerais para funcionar como detector de metais em ônibus. O projeto, ainda em fase de testes para montagem de um protótipo, poderá servir de modelo para a frota de transporte coletivo intermunicipal, caso tenha seu funcionamento aprovado.
Segundo o presidente do Detro, Rogério Onofre, os mecanismos que denunciarão a possível presença de armas ainda serão definidos, podendo ser o corte na passagem de combustível, luzes que se acendem nas partes interna e externa do veículo, sirene, aviso via Internet à empresa ou até o acionamento, também via Internet, dos órgãos ligados à segurança pública do estado.
O estudo está sendo bem aprofundado, pois este projeto já havia sido idealizado por mim na minha outra gestão como presidente do Detro e, à época, não deu certo. O sistema antigo era acionado erradamente quando o passageiro embarcava com certa quantidade de moedas e até marca-passo, demonstrando que não funcionaria na prática. Agora, esta falha está sendo corrigida, explicou.
Onofre espera que, em 15 dias, o equipamento já esteja testado para apresentação do protótipo. O barateamento de custos também está em estudo como forma de possibilitar que as empresas comprem o equipamento sem alto ônus.
Diante do grande número de assaltos registrados em coletivos, esta será uma importante medida para maior segurança da população. Nos resta, porém, testar na prática sua eficácia para, depois, indicar o uso do equipamento. E é isto o que estamos fazendo, concluiu Rogério Onofre.