BID libera US$ 200 mil para municípios em situação de emergência

Por

Agência JB

Rio - O governador Sérgio Cabral e Waldemar Wirsig, representando o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luiz Alberto Moreno, assinaram nesta sexta-feira convênio de assistência e cooperação técnica, da ordem de US$ 200 mil, para assistir 29 municípios do interior fluminense que declararam situação de emergência em função das fortes chuvas do início do ano.

O objetivo desse convênio é prover recursos para a aquisição de materiais de construção para a população de municípios principalmente das regiões Serrana, Norte e Noroeste , incluindo a construção de abrigos temporários, o atendimento das necessidades essenciais e medidas preventivas relacionadas à saúde pública e atendimento médico de emergência.

Os recursos serão utilizados para a imediata distribuição de material de construção, bem como para a ativação de abrigos temporários e atendimento às necessidades essenciais da população, disse o governador.

Cabral lembrou ainda que a verba também será utilizada na adoção de medidas preventivas de saúde pública e no atendimento médico de emergência. Estes recursos se somam aos já liberados pelos governos estadual e federal no início do ano, logo após levantamento realizado pela Defesa Civil, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e prefeituras.

O Governo do Estado, explicou Cabral, assumiu o compromisso de promover o desenvolvimento do estado e criar condições efetivas para atrair novos investimentos e recursos externos, de modo a acelerar o planejamento de todo o potencial e oportunidades que o estado tem.

O BID inicia hoje um estreitamento de relações com vista à realização de estudos e parcerias. O primeiro deles é a concessão de recursos às vítimas das recentes enchentes no interior do estado que estamos assinando hoje.

O representante do BID, Waldemar Wirsig, destacou o auxílio prestado através do convênio aos municípios mais castigados pelas chuvas como um fator que o diferencia do pacote de parcerias assinadas hoje entre o banco e o governo do estado.

O que acabamos de assinar, os convênios nas mais variadas frentes de trabalho, tem um significado especial. Vamos prestar auxílio a cada um dos prefeitos que tiveram seus municípios declarados em situação de emergência no início do ano, assinalou Wirsig.

No entanto, ele lembrou que o mais importante nesse novo relacionamento entre o BID e o Estado do Rio é a aposta na nova administração.

Com estas assinaturas estamos consolidando um processo de colaboração com o governo do Estado do Rio. É uma aposta do banco em um governo que tem o compromisso com a efetividade do uso de recursos públicos e com a eficiência administrativa.

Além do governador, estiveram presentes o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, o embaixador norte-americano, Clifford Sobel, os secretários de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Júlio Bueno, de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, da Casa Civil, Régis Fitchner, de Fazenda, Joaquim Levy, de Ambiente, Carlos Minc, de Tursimo, Esportes e Lazer, Eduardo Paes, e os presidentes da Cedae, Wagner Victer, e da Emop, Ícaro Moreno, entre outros.